O Vôo do Condor

por Gustavo Oliveira

Certa vez, o educador e escritor Edgardo Caramella contou a seguinte história sobre o Condor.

Sua envergadura com asas abertas alcança 3 metros. Chega a viver mais de 70 anos, mas para isso precisa tomar uma séria decisão, por volta dos 35, morrer ou enfrentar um duro processo de renovação, que pode durar até 5 meses. Nessa época suas unhas estão grandes e flexíveis, o bico alongado, as asas envelhecidas e, portanto, tem dificuldades para caçar. O Condor opta por viver. Voa para o alto de uma montanha, faz um ninho nas rochas, onde não precise mais voar. Ali bate o bico na pedra até conseguir arrancá-lo. Espera nascer um novo, e arranca as unhas. Depois arranca todas as penas. Passados 150 dias de revitalização, levanta vôo para viver outros 35 anos. É o vôo do renascimento.

Podemos traçar um paralelo entre a história e o processo de desenvolvimento pessoal. A pessoa aos poucos constrói um novo ser de dentro para fora. Uma pessoa mais lúcida e consciente. Renova seus antigos paradigmas, hábitos e cultura, assim como velhos condicionamentos para seguir uma vida com mais qualidade e realização. De posse dessas condições extrai todo seu potencial. A única diferença com a história do Condor é que o processo de desenvolvimento não precisa ser através de sofrimento, tudo pode transcorrer através do reforço positivo com bem-estar e satisfação.

Gustavo Oliveira

Conteúdo VIP

Receba gratuitamente as atualizações do blog


Quero me cadastrar

Siga-me

Acompanhe minhas publicaçãos nas redes sociais.


Livro revela


8 fundamentos para desenvolver o seu potencial

Baixe o e-book

Gustavo Oliveira


Gustavo Oliveira é um empreendedor à frente de quatro empresas no Brasil e uma em New York, U.S. Três dessas empresas, incluindo a de NYC (onde vive atualmente), são centros de treinamento de executivos das 500 maiores empresas da Forbes, empreendedores de alta performance e atletas de elite.

Escritor do livro The Entrepreneurial Mind, lançado em New York. Também possui um podcast, A Mente Empreendedora, que se mantém consistentemente entre os Top 10 na categoria Business no Brasil.