A democracia consensual

por Gustavo Oliveira

O sistema que normalmente adotamos como melhor é a democracia, pois “escuta” a voz de todos, e através de votações a maioria vence. No entanto, isso gera uma séria de problemas, pois o grupo derrotado sempre se sente prejudicado.

A maioria vencer não quer dizer que a melhor decisão foi tomada. Muitas vezes uma única pessoa pode ter uma visão excelente.

Aprendi com o Prof. DeRose um sistema denominado democracia consensual que valoriza a opinião de todos e a minoria muitas vezes contribui com a decisão final.

Exemplifico para melhor entendimento. Imagine a seguinte situação, um grupo de seis amigos combinam de ir ao cinema. Cinco deles preferem assistir a um determinado filme, porém o sexto integrante já viu este filme. Normalmente pela democracia tradicional a maioria vence por votação e a minoria se sujeita a vontade da maioria a contragosto.

Já na democracia consensual a mesma situação seria resolvida da seguinte forma, a maioria entra em acordo com o sexto integrante para que um segundo filme, que ninguém viu, seja o escolhido por consenso.

Esse sistema elimina a repressão e aprimora as relações humanas. No entanto, para que funcione é necessário um grupo de pessoas que busquem o bem comum, o sentimento gregário e uma consciência expandida.

Que tal aplicar este sistema no seu grupo de amigos ou em sua família?

Conteúdo VIP

Receba gratuitamente as atualizações do blog


Quero me cadastrar

Siga-me

Acompanhe minhas publicaçãos nas redes sociais.


Livro revela


8 fundamentos para desenvolver o seu potencial

Baixe o e-book

Gustavo Oliveira


Gustavo Oliveira é um empreendedor à frente de quatro empresas no Brasil e uma em New York, U.S. Três dessas empresas, incluindo a de NYC (onde vive atualmente), são centros de treinamento de executivos das 500 maiores empresas da Forbes, empreendedores de alta performance e atletas de elite.

Escritor do livro The Entrepreneurial Mind, lançado em New York. Também possui um podcast, A Mente Empreendedora, que se mantém consistentemente entre os Top 10 na categoria Business no Brasil.